Alimentos completos e complementares
A alimentação do seu animal de estimação é fundamental!
Na rádio Vagos FM com a Veterinária Dra. Ana Neves
Fonte: Vagos FM
Rúbrica com a Dra. Ana Neves
Olá a todos!
O meu nome é Ana Neves, médica veterinária na ClinicZoo – Clínica Veterinária de Vagos, e dou-vos as boas-vindas a mais uma rúbrica dos “Minutos Vet”.
Esta semana vou dar alguma informação sobre ração e alimentos de animais de companhia e vou falar em específico sobre uma inscrição que costuma estar presente, que é a de alimento completo.
O que é que significa a inscrição de alimento completo na rotulagem de um alimento para animais de companhia ou de estimação que achamos nas embalagens? Isto significa que esse alimento consegue suprir todas as necessidades nutricionais de um animal, numa determinada fase da sua vida, ou seja, se esse animal for alimentado com alimento completo durante determinado período de tempo, como sua única fonte de nutrientes, este alimento vai assegurar todas as necessidades nutricionais desse animal. Desde que ele ingira a quantidade diária recomendada pelo fabricante, portanto, a outra informação que nós vamos encontrar na rotulagem das rações ou das latas, vai ser a quantidade diária que o animal deve ingerir e esta informação costuma constar em função do peso do animal, deve ingerir x gramas ou em função da idade do animal e às vezes das duas.
Uma informação que deve ter em conta é a quantidade diária. Esta quantidade que está escrita escrita ma embalagem pode ser dividida em várias refeições durante o dia. Não significa que cada vez que um animal coma, coma a quantidade de ração indicada, por exemplo, imagine que eu tenho um cão adulto com cerca de 3 kg, portanto, um adulto de raça pequena. Eu vou ver se a ração que estou a dar ao meu animal indica que é um alimento completo para cão adulto de raças pequenas. Vou ver qual a quantidade diária que eu posso dar, imagine que é 50 g e destes 50 g posso dividir em várias refeições durante o dia, duas ou três consoante o animal e consoante a disponibilidade. Se o fizer nestas quantidades, este animal vai conseguir, com este alimento, suprir todas as suas necessidades nutricionais.
No entanto, se uma embalagem me disser, e a título de exemplo, alimento completo para gatos, esta informação é insuficiente. Porquê? Porque não especifica que gato é, se é um gato bebé, júnior, adulto ou sénior, castrado ou não especificando. Atendendo que estes animais têm diferentes fases de vida, diferentes necessidades nutricionais não sei se este alimento garante cumprir essas necessidades em determinado período de tempo. Note que a necessidade nutricional do animal em crescimento, é completamente diferente das necessidades nutricionais do animal idoso, portanto, a informação constante na embalagem deve ser detalhada, deve indicar a espécie e a idade ou a fase da vida em que o animal se encontra.
Em suma, a informação deve mencionar a espécie animal e a condição fisiológica em que o animal se encontra. Outra menção que pode encontrar para além de alimento completo, é de alimento complementar. Isto quer dizer que se as latas que estejam a dar indicarem que é um alimento complementar, significa que não pode dar em exclusivo aquele alimento, porque não está a suprir as necessidades nutricionais do seu animal. Um exemplo de alimentos complementares são, por exemplo, os biscoitos ou os snacks, que se dão aos cães e aos gatos. Portanto, não são um alimento completo, não se esqueça.
Veja bem o rótulo dos alimentos que adquire para os seus animais de estimação e informe-se com o seu médico veterinário sobre o melhor tipo de alimentação a fazer.
Por esta semana, é tudo. Obrigada. Até à próxima.
Palavras Chave
Gatos
Cães
Alimentos completos