Recentemente foram feitas alterações sobre a venda de medicamentos veterinários?
A dispensa de medicamentos pode estar sujeita a receitas médicas, e a sua aquisição pode ser restrita a locais específicos..
Na rádio Vagos FM com a Veterinária Dra. Ana Neves
Fonte: Vagos FM
Rúbrica com a Dra. Ana Neves
Olá a todos!
O meu nome é Ana Neves e sou médica veterinária na ClinicZoo – Clínica Veterinária de Vagos. Sejam bem-vindos a mais uma rubrica “Minutos Vet”.
Esta semana, vou falar sobre as alterações mais recentes na venda de medicamentos médico-veterinários.
Atualmente, a lei portuguesa divide os medicamentos veterinários em dois grupos, de acordo com a forma de dispensa. Os medicamentos veterinários não sujeitos a receita médica ou veterinária englobam nutracêuticos como ácidos gordos, protetores, soluções de limpeza auriculares, champôs e alguns desparasitantes externos. Em seguida, temos os medicamentos veterinários sujeitos a receita médica ou veterinária. A dispensa destes medicamentos requer a apresentação de uma receita emitida pelo médico veterinário que acompanha o animal. Esta receita é emitida numa plataforma específica chamada PEMV. Tanto o médico veterinário quanto os farmacêuticos e outros locais autorizados podem aceder a esta plataforma. Neste grupo, incluem-se antibióticos, anti-inflamatórios, antifúngicos, corticoides e também desparasitantes internos.
Existem vários locais autorizados a vender medicamentos veterinários. Os centros de atendimento médico-veterinários, como clínicas, hospitais e consultórios, podem dispensar medicamentos sujeitos a receita médica apenas durante atos clínicos, ou seja, não podem vendê-los ao balcão, mas podem vender medicamentos não sujeitos a receita livremente. As farmácias podem dispensar ambos os tipos de medicamentos, mas os medicamentos sujeitos a receita requerem a apresentação de uma receita para serem dispensados, o que inclui os desparasitantes internos. Além disso, existem postos de venda de medicamentos médico-veterinários, que são “farmácias” que só vendem medicamentos veterinários. Estes locais podem dispensar ambos os tipos de medicamentos. Mais uma vez, reforço a necessidade de apresentar receita para os medicamentos sujeitos a receita veterinária.
Estas alterações à lei terão impacto a curto prazo e todos os estabelecimentos de venda, bem como os proprietários de animais, terão que se adaptar.
Por esta semana, é tudo. Obrigada e até à próxima semana.
Palavras Chave
Medicamentos
Receita Médica
Venda Livre