Como escolher brinquedos para os animais jovens e adultos.
Os nossos pequenos amigos patudos gostam muito de brincar independentemente da idade que tenham. Saiba que brinquedos escolher!
Na rádio Vagos FM com a Veterinária Dra. Ana Neves
Fonte: Vagos FM
Transcrição do áudio de Dra. Ana Neves
Olá a todos. O meu nome é Ana Neves, sou médica veterinária na ClinicZoo – clínica veterinária de vagos. Bem-vindos a mais uma rubrica minutos vet. Na semana passada falei sobre brinquedos para bebés, cãezinhos e gatinhos. Esta semana vou falar sobre os brinquedos que podem utilizar com animais jovens e adultos e mais velhos também.
Basicamente há 2 tipos de brinquedos para os cães, uns de interação com o tutor ou com outros cães e outros brinquedos que são mais utilizados para eles a brincarem sozinhos. Estes brinquedos que são utilizados sem interação, para eles estarem sozinhos, normalmente são brinquedos que contêm comida no interior. Devem ser utilizados nos períodos de ausência dos donos. Há vários tipos com várias formas e feitios, desde uns que são mais simples e que libertam comida com mais facilidade e outros mais complexos, tipo puzzles que também podem levar a comida no interior e eles têm que cognitivamente, cognitivamente são mais exigentes. Estes brinquedos que levam comida podem utilizar comida seca ou ração e biscoitos, há outros que levam comida húmida no interior. Estes últimos têm a vantagem de poder ser congelados e ser retirados do congelador e duram mais tempo, a brincadeira pode durar, o animal pode brincar mais tempo com este tipo de brinquedo.
Depois existem os outros brinquedos de interação que há milhentas milhares de formas e feitios e cores de brinquedos desta natureza. Há uns que são de apertar, há outros que fazem barulho, portanto, há uma panóplia enorme de brinquedos desta natureza. Note que o cão ou o gato não se preocupam com o aspeto estético do brinquedo. Essa questão é uma questão que está feita para o dono, para o tutor comprar, portanto, está feita com o intuito de chegar ao consumidor humano.
O que é que o cão e o gato valorizam? Valorizam a textura do brinquedo, o tipo de material com que é feito o facto de eles conseguirem agarrar facilmente, apertar ou atirar para o ar ou fazê-los rolar facilmente. É este o tipo de coisas que eles valorizam. É importante estar atento, ir percebendo se o cão ou gato gostam mais do brinquedo de borracha, gostam de um brinquedo que é mais felpudo etc, porque vão conseguir perceber.
Relembro que os brinquedos devem ter 2 vezes o tamanho da boca. Se forem brinquedos maiores devem ser mais ou menos 2 vezes também maior que o tamanho da cabeça e estes brinquedos maiores permitem que o dono, que o tutor, agarre num lado do brinquedo e o cão do outro e que o cão morda o brinquedo, são mais destinados a cães, e que o cão morda o brinquedo em vez de morder a as mãos do tutor. Os brinquedos devem ser higienizados e verificados com alguma regularidade, devem estar nas melhores condições para evitar que constituam um perigo para o seu animal.
No caso dos gatos, os gatos valorizam mais os brinquedos que simulam a caça. Bolas para correr atrás delas, aquelas canas de pesca com brinquedos com coisas penduradas na corda, na ponta da corda são formas de brincar que eles mais valorizam. É importante que não sejam utilizados brinquedos que eles não consigam agarrar, tipo as ponteiras, aquele luzes que servem de ponteiras e que os gatos perseguem aquela luz vermelha de escritório no fundo de ponteiro, faz com que o gato persiga uma presa que é impossível de apanhar. Isto vai gerar, se for feito, de uma forma regular ou frequente, pode gerar frustração no gato, portanto, evitem utilizar este tipo de brinquedos.
Vou relembrar a importância de brincar com o seu animal de estimação, cão ou gato, ambos precisam. Os cães conseguem estar horas a brincar os gatos, por seu lado, brincam mais vezes, mas menos tempo, porque eles são animais de interações, de interações mais curtas e mais frequentes. Isto não significa que a interação seja menos importante para o gato. Antes pelo contrário, é tão importante para um como é para o outro.
No caso dos gatos, os brinquedos também o tipo de brinquedos deve rodar mais ou menos 3 em 3 dias. Isto não significa que de 3 em 3 dias tenham que comprar brinquedos novos, devem é ir substituindo, ter uma cesta com brinquedos e durante 2 ou 3 dias têm as bolas, durante outros 3 dias tem as canas de pesca, etc, e vão rodando o tipo de brinquedo atende atenção à textura do brinquedo, etc.
Observe, vejam o que eles gostam mais e boas brincadeiras.
Palavras Chave
Escolher brinquedos
Animais jovens e adultos
Atividades lúdicas
Imagens meramente exemplificativas