Férias!? Onde deixar o meu animal de estimação?

Se não os pode levar consigo existem diversas opções de locais onde pode deixar o seu animal durante as suas férias.

Na rádio Vagos FM com a Veterinária Dra. Ana Neves

Fonte: Vagos FM

Transcrição do áudio de Dra. Ana Neves

Olá boa tarde. O meu nome é Ana Neves, sou médica veterinária na ClínicZoo – clínica veterinária de vagos. Bem-vindos a mais uma rubrica minutos Vet.

Nesta altura do ano em que o Verão se começa a aproximar e começamos a pensar em férias, coloca-se uma questão, onde vou deixar o meu cão ou gato durante os meus períodos, ou o meu período de férias? Vou relembrar-lhe as características, um pequeno detalhe, sobre as características do cão e do gato. No caso dos cães, são animais que precisam de passeios e de companhia. O caso dos gatos são animais mais territorialistas, tem o seu território marcado com as suas feromonas e tudo o que implica retirá-los desse território normalmente são fatores, constituem um fator de stress para o gato.

Tendo em atenção as características, vamos falar agora nas várias alternativas possíveis. Primeira alternativa será o animal ficar em casa a vigiado com, portanto, com uma pessoa que seja cuidadora que passe pontualmente em casa para ver se o animal tem acesso à água, se tem comida, os gatos têm as liteiras limpas e, no caso dos cães, será importante também para fazerem pequenos passeios ou ter um momento de companhia ou de a brincadeira. No caso dos animais, ficarem em casa é sempre possível também colocar um difusor com feromonas, algumas feromonas caninas e felinas a que ajudam a manter os animais menos ansiosos, mais calmos durante os períodos de ausência dos proprietários. Esta alternativa será a mais indicada para os gatos, uma vez que permite que eles fiquem no seu território.

Em relação, outra alternativa possível será o recurso a um hotel canino, felino, canil adaptado a receber cães ou gatos. Devem ter em atenção que a maior parte destes espaços fazem exigências relativamente a vacinas, desparasitações e despistes de algumas doenças, nomeadamente FIV e FELV nos gatos. Podem inclusivamente pedir alguma vacina que o animal não tenha feito e que não faça parte do programa preventivo normal do animal, nomeadamente a tosse do canil no caso dos cães pelo que, atempadamente devem proceder a essas ou cumprir essas alterações ou essas exigências feitas pelo  hotel animal.

A última alternativa será acompanharem os proprietários durante as férias. Há inúmeros hotéis ou alojamentos locais que permitem a entrada de animais domésticos e, nesse caso, o cão ou gato poderão acompanhar o proprietário durante este período de férias. Eu recomendo a utilização de feromonas em qualquer uma das situações uma vez que vai haver uma alteração nas rotinas do animal e como forma de os deixar mais calmos, e de facto, para os cães, a alternativa do hotel Canino ou de acompanhar o proprietário será sempre uma alternativa melhor ou mais adequada para eles. No caso de acompanharemos os proprietários a viagem pode eventualmente ser um problema, porque há animais que ficam mais ansiosos com a viagem de carro que não gostam de a fazer.

Volto a referir que a utilização de feromonas pode ajudar eventualmente num caso mais grave e de acordo com a opinião do Veterinário assistente, pode ser necessário fazer também uma medicação específica. Não se esqueça de qualquer das formas de manter a documentação do seu animal de companhia, sempre disponível em caso de necessidade.

Obrigada e até a próxima.

Palavras Chave

  • Férias

  • Hotéis caninos

  • Acompanhamento por Familiares

Artigos Recentes

Os nossos serviços

Cuidamos verdadeiramente
do seu animal

Contacte-nos