Feromonas

As feromonas são substâncias químicas produzidas por glândulas.

Na rádio Vagos FM com a Veterinária Dra. Ana Neves

Fonte: Vagos FM

Transcrição do áudio de Dra. Ana Neves

Olá, boa tarde a todos. O meu nome é Ana Neves e sou médica veterinária na ClínicZoo – Clínica Veterinária de Vagos. Bem-vindos a mais uma rubrica Minutos Vet. Esta semana vou falar sobre feromonas.

Feromonas são substâncias químicas que são produzidas por glândulas que estão espalhadas na pele dos animais em locais específicos. Elas servem para segurar alguma comunicação entre animais da mesma espécie.

As glândulas que produzem as feromonas encontram-se espalhadas, por exemplo, na face dos animais, no espaço interdigital portanto entre os dedos, na zona genital e anal, algumas também no dorso e outras espalhadas pelo ventre do animal quer em cães quer em gatos.

Para que é que elas servem? Servem para marcar território, que o fazem através de jatos de urina que contém precisamente feromonas, fezes e também com as feromonas dos espaços interdigitais. Servem para identificar outros animais da mesma  espécie, por isso é que os cães se cheiram na região anal uns aos outros. Servem para detetar emoções nos outros animais como o medo e o stress, servem para identificar status sexuais como as fêmeas em si, servem para apaziguar, apaziguamento e autoapaziguar e também para aumentar o vínculo à mãe.

As cadelas e as gatas recém paridas produzem na região abdominal feromonas específicas que são sentidas pelos seus bebés, fortalecendo o vínculo entre os bebés e mãe e quando eles começam a sair do ninho para terem noção de onde é que está a zona segura para eles. Os gatos, o movimento que fazem ao arranhar, preferencialmente os arranhadores não é?, ninguém quer que eles arranhem móveis lá de casa mas às vezes acontece, também é uma forma de espalhar essas mesmas feromonas.

Existem, em Portugal, disponíveis e são comercializados neste momento por um laboratório alguns produtos que imitam as feromonas animais e que são utilizados para conseguir um maior apaziguamento dos animais e para lhes dar conforto e segurança. Estas feromonas químicas comercializadas podem ser utilizadas em situações em que não há alterações ao comportamento, em alturas mais stressantes como trovoadas, passeios de carro e idas ao veterinário etecetera que possam deixar os animais mais ansiosos e podem ser utilizados como coadjuvante no tratamento de problemas comportamentais.

Por esta semana é tudo. Obrigada, até para a semana.

Palavras Chave

  • Feromonas

  • Glândulas

  • Substâncias Químicas

Artigos Recentes

Os nossos serviços

Visite a nossa petshop

Cuidamos verdadeiramente
do seu animal

Contacte-nos