Mantenha o seu animal seguro durante as festas.

Conheça as nossas dicas para manter o seu animal de estimação seguro durantes as festas.

Na rádio Vagos FM com a Veterinária Dra. Ana Neves

Fonte: Vagos FM

Transcrição do áudio de Dra. Ana Neves

Boa tarde a todos, o meu nome é Ana Neves, sou médica veterinária na ClínicZoo – Clínica Veterinária de Vagos. Bem-vindos a mais uma rubrica minutos vet. Esta semana vou dar-vos umas dicas para melhorar esta época natalícia para os nossos animais de companhia. Época essa que é muito prazerosa para nós mas que pode constituir quer um risco quer um momento mais stressante para os animais de companhia.

A vinda de mais pessoas a casa, as corações de Natal, os presentes, a comida podem, de alguma forma, ser prejudiciais. Assim, a primeira dica que dou é relativa à comida. As mesas costumam estar cheias, as pessoas acham piada dar comida aos animais à mesa mas cuidado com alimentos que possam ser tóxicos para os animais como por exemplo o chocolate, qualquer coisa que leve café qualquer doce que leve café, cuidado com os doces com as passas de uvas que são tóxicas para os animais, com pimenta e cuidado com alimentos que os animais não estão habituados a  ingerir e que possam provocar alguma reação gastrointestinal. Peça aos seus convidados para não darem comida ao cão ou ao gato se caso o gato queira.

Alguns animais nomeadamente cães mais medrosos ou ansiosos e gatos podem ter dificuldade em lidar com o barulho em casa, com as luzes na altura da passagem do ano com os foguetes. Fale com o seu médico veterinário assistente, há medicação e suplementação alimentar que pode ajudar o seu animal de companhia nesta época. É importante também criar-lhes uma zona de conforto, algum sítio onde eles saibam que se podem refugiar que se podem esconder. Deixe, é importante que ele sinta seguro e calmo e dá-lhes segurança saber que tem esse local de fuga por assim dizer.

Outra dica é ter cuidado com as instalações elétricas provisórias. O ligar das luzes de Natal quer no exterior de casa, se houver cães, quer no interior, há pessoas que utilizam mais fichas triplas e etc, e portanto como podem ser roídas quer pelos cães quer pelos gatos, cuidado que podem constituir um perigo. A conhecida planta do Natal e o azevinho são tóxicos para os cães e gatos. Principalmente os gatos gostam de ir roer as plantas lá de casa cuidado, porque pode provocar sintomas gastrointestinais e portanto mantenham-nos afastados e opte por decorar com outra coisa.

As velas acesas e desprotegidas podem causar queimaduras portanto, proteja as velas mantenha-as em zonas se possível fora do alcance e apague-as caso saia da divisão, quando sair da divisão. A decoração de Natal quer da árvore de Natal quer da casa tem brilho muitas vezes são coisas que se movem com facilidade como as bolas das árvores de Natal, são uma novidade e portanto são uma atração principalmente para gatos não é?  mas são uma atração para os nossos animais. Há objetos que são feitos de materiais que pode ser cortante ou pontiagudo como vidro e cuidado principalmente com as peças mais pequenas que possam ser ingeridas. Os presentes de Natal normalmente têm fitas e os gatos gostam muito de roer linhas e fitas e podem ingerir portanto retirem logo para um saco, reservem noutra zona mas não deixem ficar ao alcance. Assim no caso dos cães pode ajudar dar pequenos passeios antes da confusão chegar. O passeio, o exercício físico ajuda a acalmar, aumenta os níveis de serotonina, portanto ajuda-os a manter mais calmos e pode ajudar depois a lidar com o que vem a seguir. Assegure-se que os convidados não dão comida aos animais e não se esqueça de deixar um espaço disponível para ele se sentir confortável, ele ou ela se sentirem confortável.

Boas festas até à próxima. Obrigada

Palavras Chave

  • Festividades

  • Segurança do animal

  • Cuidados a ter

Artigos Recentes

Os nossos serviços

Visite a nossa petshop

Cuidamos verdadeiramente
do seu animal

Contacte-nos