O olhar dos gatos esconde histórias silenciosas, revelando mistérios que apenas os corações atentos compreendem.
Cuide da saúde do seu gato! Fique atento aos sinais sutis.
Na rádio Vagos FM com a Veterinária Dra. Ana Neves
Fonte: Vagos FM
Rúbrica com a Dra. Ana Neves
Olá a todos!
O meu nome é Ana Neves, médica veterinária na ClinicZoo – Clínica Veterinária de Vagos, e dou-vos as boas-vindas a mais uma rúbrica dos “Minutos Vet”.
Sabia que os gatos são os reis do disfarce e sabia porquê? Os gatos têm a capacidade de mascarar os sinais de doença, principalmente doença crónica, coisas que são um bocadinho mais arrastadas no tempo. Eles têm a capacidade de disfarçar que estão doentes, porque os primeiros sinais que eles nos dão são sinais muito subtis e podem passar facilmente despercebidos até mesmo aos tutores que são mais atentos. Inclusivamente, podem assumir comportamentos que geralmente indicam conforto, como ronronar para se sentirem mais confortáveis, ou seja, sinais que nós associamos a conforto, eles fazem-no precisamente porque estão desconfortáveis e é uma forma de se reconfortarem. Muitas vezes, quando os donos se apercebem de que os animais estão doentes, que os gatos estão a sofrer, já se apercebem em fases mais avançadas da doença que podem comprometer o tratamento.
Assim, é importante para os donos conhecerem a forma de comunicar dos gatos, que conheçam os seus gatos e estejam atentos aos seus gatos, evitando desta forma deixar arrastar a situação e procurando ajuda assim que se apercebam de que algo não está bem.
Outra forma de prevenir a doença e detetar esta doença consiste em recorrer a check-ups de rotina, exames de rotina, fazer exames complementares, ecografias de forma rotineira e tentar detetar o mais precocemente possível. Há algum problema? É outro sinal subtil que eles nos dão, para além do ronronar e de fingir, entre aspas, que estão a dormir. Eles colocam-se em posição de Esfinge, semi-cerram os olhos. Dá a sensação de que estão a dormitar, mas, no fundo, estão a aconchegar-se. Portanto, consultas de rotina e procurar ajuda aos primeiros sinais são fundamentais.
Esta semana é tudo. Obrigada e até para a semana.
Palavras Chave
Gatos
Disfarce
Doença