Sabe como tratar hemorragias do seu animal?

Saiba quais os cuidados que deve ter para tratar hemorragias em animais.

Na rádio Vagos FM com a Veterinária Dra. Ana Neves

Fonte: Vagos FM

Rúbrica com a Dra. Ana Neves

Olá a todos!

O meu nome é Ana Neves e sou médica veterinária na ClinicZoo – Clínica Veterinária de Vagos. Sejam bem-vindos a mais uma rubrica “Minutos Vet”.

Esta semana vou falar sobre hemorragias superficiais. De uma forma geral, as hemorragias podem ser internas ou externas, consoante sejam visíveis ou ocorram no interior do organismo. Podem também ser classificadas como capilares, arteriais e venosas. A hemorragia capilar afeta um vaso capilar, enquanto as arteriais e venosas afetam vasos maiores, requerendo normalmente acompanhamento e tratamento clínico.

Existem várias causas, sendo a mais comum os traumatismos. Também podem ocorrer devido a intoxicação por raticidas, doenças infeciosas como a febre da carraça, tumores e ingestão de medicamentos anticoagulantes, bem como problemas de alteração ou coagulação. Todas estas são causas de hemorragias. Em particular, existem duas situações que são comuns nos cães e difíceis de controlar, relacionadas com cortes de unhas malfeitos e feridas no bordo da orelha que afetam os nervos e podem causar hemorragias.

Então, o que fazer? Se possível, deve-se lavar a ferida para remover qualquer contaminação, utilizando soro fisiológico e uma compressa embebida em água oxigenada. É necessário fazer compressão no local durante algum tempo, devendo esta ser mantida durante alguns minutos para permitir a formação de um coágulo. Assim que o coágulo se formar, é importante manter o animal o mais quieto possível para evitar que o coágulo se desprenda e volte a sangrar. Além da compressa com água oxigenada, também se pode aplicar gelo. O gelo irá causar vasoconstrição, reduzindo o volume dos vasos sanguíneos e ajudando a estancar o sangue. Em situações como cortes de unhas no bordo da orelha, pode ser necessário aplicar um penso compressivo durante algum tempo para ajudar a controlar a hemorragia. Após controlar a hemorragia, não se esqueça de desinfetar a ferida e evitar que o animal lamba a área afetada para prevenir infeções.

Obrigada! Por esta semana é tudo e até à próxima.

Palavras Chave

  • Feridas

  • Hemorragias

  • Cuidados

Artigos Recentes

Os nossos serviços

Visite a nossa petshop

Cuidamos verdadeiramente
do seu animal

Contacte-nos