Importância da prevenção na saúde dos animais de estimação.

Tomar medidas preventivas é a melhor forma de cuidado que podemos oferecer aos nossos amigos de 4 patas.

Na rádio Vagos FM com a Veterinária Dra. Ana Neves

Fonte: Vagos FM

Rúbrica com a Dra. Ana Neves

Olá a todos. O meu nome é Ana Neves, sou médica veterinária na ClinicZoo – Clínica Veterinária de Vagos. Bem-vindos a mais uma rubrica minutos vet. Esta semana vou falar-vos sobre a importância da prevenção para a saúdes dos nossos animais de estimação.

Prevenir permite ajudar a manter os animais mais saudáveis, quer evitando o aparecimento de doenças, quer detetando outras doenças precocemente. Desta forma, vai aumentar não só a qualidade de vida dos animais como também a longevidade dos mesmos. Como podemos fazê-lo?

Existem várias formas de prevenção:

  • Através de uma alimentação saudável: A ração ou dieta deve ser equilibrada e de boa qualidade e ajustada quer à idade quer à condição de vida do animal.
  • Efetuando checkups de saúde regulares no médico veterinário assistente com vista a efetuar um exame clínico e exames complementares como análises sanguíneas, ecografias, raio X caso se justifique. Por exemplo, detetar precocemente a presença de tártaro na cavidade oral pode evitar e atrasar o aparecimento de doença periodontal que conduz não só ao mau hálito e dor na cavidade oral mas também ao aparecimento de doença em outros locais do corpo do animal.
  • Outro exemplo também, talvez mais conhecido, seja a deteção precoce da displasia da anca que vai poder evitar o aparecimento de artrose e artrite na articulação coxofemoral. Estas são doenças que estão associadas a muita dor em fases avançadas e a uma deterioração significativa da qualidade de vida dos animais. É mais frequente em animais de grande e médio porte e também em algumas raças de gatos pelo que, se o veterinário tendo conhecimento desta situação, vai recomendar o despiste da doença e atuar preventivamente.
  • Não vamos esquecer também das vacinas. Desde a primava vacinação até os reforços anuais, as desparasitações internas e externas devem ser feitas regularmente.

Devemos informar-nos também sobre as doenças mais comuns existentes na área geográfica de residência. Falo em doenças infeciosas, por exemplo, em Vagos, assim como no distrito de Aveiro, é endémico um parasita chamado de Irofilária que é um parasita que se aloja no coração. Este parasita provoca doença cardíaca precoce, morte súbita, doença pulmonar, etcétera. Existem várias formas de prevenir este parasita, quer através da toma de um antiparasitário específico, quer através da aplicação de pipetas que são repelentes do mosquito que transmite esta doença. Outras zonas do país são endémicas por exemplo de leishmaniose e também há formas de prevenir a leishmânia.

Outro aspeto importante referir consiste no respeitar as características da espécie no que diz respeito ao seu bem-estar. Os cães gostam de passeios e brincadeira, os gatos gostam de sítios para arranhar, boas caixas de areia e também gostam de brincar. Promovendo condições adequadas para o bem-estar dos animais temos animais mais felizes, com menos stress e consequentemente, mais saudáveis.

Em conclusão, prevenir vai aumentar a qualidade de vida, a esperança média de vida e, por outro lado, acaba por ficar mais económico fazer a prevenção.

Por esta semana é tudo obrigada até para a semana.

Palavras Chave

  • Prevenção

  • Qualidade de Vida

  • Importância de cuidar

Artigos Recentes

Os nossos serviços

Visite a nossa petshop

Cuidamos verdadeiramente
do seu animal

Contacte-nos