O que fazer quando chega a hora do adeus aos nossos animais de companhia?
Quando o nosso companheiro de quatro patas morre devemos ter em conta alguns procedimentos importantes.
Na rádio Vagos FM com a Veterinária Dra. Ana Neves
Rúbrica com a Dra. Ana Neves
Olá a todos!
O meu nome é Ana Neves e sou médica veterinária na ClinicZoo – Clínica Veterinária de Vagos. Sejam bem-vindos a mais uma rubrica “Minutos Vet”.
Para esta semana, escolhi um tema sensível que trata precisamente da morte de um animal de companhia. Quem tem animais de estimação enfrenta praticamente inevitavelmente a perda, pois a esperança média de vida dos animais de companhia é inferior à dos seres humanos.
A perda de um animal de companhia é sempre um momento doloroso que implica um período de luto. Neste momento, é importante decidir de forma respeitosa o destino do corpo do seu animal de companhia, permitindo uma merecida homenagem.
A lei portuguesa obriga à realização da incineração ou cremação dos animais de companhia. No mercado, existem várias empresas que prestam este tipo de serviço. De uma forma geral, existem duas opções: a cremação individual e a cremação coletiva. Na cremação coletiva, o animal é cremado juntamente com outros animais, e não há possibilidade de devolução das cinzas do animal. Na cremação individual, a diferença é precisamente essa. As cinzas são devolvidas à família, permitindo-lhes prestar uma homenagem de forma diferente.
Os custos associados à cremação coletiva são mais acessíveis, sendo menores do que na cremação individual. Algumas empresas no mercado permitem inclusivamente o acompanhamento completo do processo de cremação. Para saber como pode contactar e solicitar este serviço, pode entrar diretamente em contacto com as empresas através de uma pesquisa ou informação no centro de atendimento. Além disso, os centros médico-veterinários, clínicas, hospitais e consultórios também prestam este serviço, e algumas câmaras municipais oferecem o serviço de cremação ou inumação aos seus munícipes. É uma questão de se informar junto ao município.
Por esta semana, é tudo. Obrigada e até à próxima semana.
Palavras Chave
Funeral
Morte
Homenagem