O aumento das horas de luz diária, especialmente de janeiro a agosto, desencadeia a atividade reprodutiva nas gatas.
As gatas têm períodos específicos de atividade sexual, geralmente de janeiro a agosto. Ao contrário das cadelas, não têm cios regulares durante todo o ano.
Na rádio Vagos FM com a Veterinária Dra. Ana Neves
Fonte: Vagos FM
Rúbrica com a Dra. Ana Neves
Olá a todos!
O meu nome é Ana Neves, médica veterinária na ClinicZoo – Clínica Veterinária de Vagos, e dou-vos as boas-vindas a mais uma rúbrica dos “Minutos Vet”.
Nesta rubrica vou falar sobre de que forma o número de horas de luz diária influencia o cio das gatas. Ao contrário das cadelas, que têm cios regulares durante o ano todo, as gatas têm períodos do ano que normalmente vão desde o mês de janeiro até ao verão, junho, julho, agosto, em que são sexualmente ativas e o resto do ano não entram no cio. Isso acontece porque neste período de tempo é a altura do ano em que o número de horas de luz diária aumenta; portanto, o dia do ano em que temos o menor número de horas de luz é o dia 22 de dezembro, que marca o início do inverno. A partir deste dia, os dias vão crescendo e o número de horas de luz diária aumenta. Isso faz com que a produção de melatonina, que é uma hormona que existe no organismo e é conhecida como a hormona do sono, diminua. Quando diminui, a melatonina bloqueia os centros de controlo reprodutivo nas gatas. Quando a produção de melatonina diminui, os centros reprodutivos ativam-se.
Por isso, a partir de janeiro, é comum vermos as gatas entrarem no cio, podendo ter cios a cada 15 dias e durar uma semana ou alguns dias. Os comportamentos das gatas são particulares porque mudam muito durante o período do cio; procuram mais o contacto e, acima de tudo, vocalizam muito frequentemente. O que se torna incómodo para quem tem uma gata em casa, conseguindo facilmente perceber isso nesta altura do ano. Não há uma alternativa fácil para controlar isso; seria aumentar a quantidade de melatonina no organismo, mas até à data não existe medicação específica em Portugal para aumentar a quantidade de melatonina nas gatas, portanto, não é uma forma fiável de controlo.
A opção mais fiável e definitiva acaba por ser a castração. Ao castrar, evitamos, obviamente, que ocorra o cio. A administração de hormonas para controlar os cios é contra-indicada, podendo ser feita pontualmente, mas pode causar outros problemas aos animais, nomeadamente o aparecimento de tumor mamário e também de infeções uterinas.
Por esta semana é tudo. Obrigada e até à próxima.
Palavras Chave
Cio
Gatas
Fotoperiodo