Cães e gatos necessitam de cuidados com o sol?
Existem vários cuidados a ter com os nossos animais de estimação em relação à exposição solar.
Na rádio Vagos FM com a Veterinária Dra. Ana Neves
Fonte: Vagos FM
Rúbrica com a Dra. Ana Neves
Olá a todos!
O meu nome é Ana Neves e sou médica veterinária na ClinicZoo – Clínica Veterinária de Vagos. Sejam bem-vindos a mais uma rubrica “Minutos Vet”.
Esta semana vou falar-vos sobre cães, gatos e o sol: que cuidados ter?
Tanto cães como gatos têm o corpo revestido de pêlo, o que os ajuda a proteger a pele da radiação solar. No entanto, os cães e gatos de pêlo branco, especialmente na zona do focinho e orelhas, têm a pele mais clara ou rosada, ou seja, possuem menos pigmento de melanina. Estes animais são mais sensíveis ao sol, podendo desenvolver dermatites, queimaduras e até mesmo um tipo de tumor de pele chamado carcinoma de células escamosas. As lesões ocorrem precisamente nas áreas mais sensíveis, como nas pontas das orelhas e no nariz. Começam com vermelhidão e podem evoluir para crostas e úlceras muito erosivas, podendo até destruir tecidos mais profundos, incluindo músculos e ossos, causando deformações.
Para evitar esse problema, é importante controlar a exposição solar dos animais. Criar zonas de sombra e abrigos disponíveis o tempo todo é uma boa prática, além de aplicar protetor solar. Já existem fórmulas de protetor solar específicas para uso veterinário. O protetor deve ser aplicado nas áreas mais sensíveis, como o nariz e as orelhas. Alguns animais gostam de se expor ao sol de barriga para cima, então é necessário considerar também a região abdominal, a virilha e a axila.
É fundamental procurar ajuda veterinária ao notar os primeiros sinais de problemas de pele, pois tumores cutâneos tendem a ser invasivos. Quanto mais cedo agirmos, melhor será o prognóstico.
Desejo boas férias e até a próxima. Obrigado.
Palavras Chave
Sol
Cães
Gatos