Vacinação dos gatos.
Apesar de mais simples o gato também deve ter plano vacinal deve ser estipulado por um médico veterinário.
Na rádio Vagos FM com a Veterinária Dra. Ana Neves
Fonte: Vagos FM
Transcrição do áudio de Dra. Ana Neves
Boa tarde a todos. O meu nome é Ana Neves, sou médica veterinária na clínica veterinária de vagos – ClinicZoo. Bem-vindos a mais, uma rubrica minutos Vet. Na semana passada falámos sobre vacinação em cães. Esta semana vamos falar sobre as vacinas dos gatos.
Os gatos são vacinados contra, principalmente duas doenças a coriza ou, como muitos conhecem, a constipação dos gatos e contra a panleucopenia felina. Os agentes da coriza incluídos nas vacinas dos gatos são o calicivírus e o herpesvirus. O calicivírus é um vírus que provoca lesão a nível nasal com corrimento nasal, secreção nasal mais ou menos purulenta, gengivite e úlceras na cavidade oral. Geralmente estas lesões na cavidade oral são dolorosas impedindo os animais de se alimentarem.
Em relação ao herpesvírus, o herpesvírus afeta mais o olho, provocando conjuntivites e úlceras na córnea, que é a superfície no olho e também provoca corrimento nasal.
Um outro agente da coriza que é clamídia para o qual não há ainda vacinação. Em relação a Panleucopenia Felina Panleucopenia provocada por um parvovírus que, tal como o parvovírus dos cães, aloja-se nos gatos no trato digestivo, provocando um quadro de gastroenterite. Acontece que o parvovírus felino é extremamente agressivo e provoca uma quebra de imunidade muito grande uma vez que, regra geral, há uma diminuição muito grande, muito severa de todos os glóbulos brancos do organismo do gato infetado. É uma doença muito agressiva e que pode muitas vezes ser fatal para o gato.
Há uma outra doença para a qual nós vacinamos os gatos e é contra a leucemia felina. A leucemia é uma doença regra geral fatal, provocada por um vírus também, vírus esse que provoca uma diminuição mais ou menos severa, mas regra geral muito severa, das defesas do animal, do sistema imunitário do animal. O quadro clínico pode ser variado, o animal fica sensível à entrada de várias infeções, de vários agentes, perde as defesas e é importante fazermos o teste da leucemia em gatos não vacinados e que se apresentem doentes à consulta.
Uma outra vacina para que existe também para gatos que é obrigatória para cães, mas não é de todo obrigatório por lei para gatos é a vacina antirrábica. Torna-se apenas obrigatória para gatos no caso dos animais que circulam para fora do nosso país e a obrigatoriedade está também relacionada com as exigências do país de destino.
Os gatos podem fazer a primeira vacina entre a sétima e a oitava semana de vida, portanto, perto dos 2 meses de vida. É extremamente importante vaciná-los, porque estas doenças que eu acabei de falar, muitas delas são fatais. No caso da leucemia felina, não há cura de todo para a leucemia felina e cerca de 80% dos gatos morre passados 3 anos de se infetarem com a doença. Não se esqueça, mantenha o seu animal vacinado. É extremamente importante.
Obrigada e até para a semana.
Palavras Chave
Veterinário
Vacinação
Gatos