Na rádio Vagos FM com a Veterinária Dra. Ana Neves
Fonte: Vagos FM
Rúbrica com a Dra. Ana Neves
Vou falar um pouco sobre os hábitos alimentares do gato.
Os gatos são caçadores individuais.
Isto faz com que cacem várias vezes ao dia e comam pouca quantidade de alimento em cada momento de caça.
Quando vivem no interior ou estão sob a responsabilidade do ser humano, a forma como nós disponibilizamos alimento ao gato deve ter em consideração esta característica do gato.
Assim, o gato sente fome em vários momentos ao longo do dia e é importante que, nesses momentos, consiga encontrar alimento.
Racionar a comida do gato e apresentar-lhe uma ou duas refeições por dia, ou disponibilizar-lhe alimento apenas em um ou dois momentos durante o dia, pode causar stress no gato e fazer com que, das poucas vezes que tem comida disponível, ingira uma quantidade maior de alimento do que a que realmente necessita.
Isto pode levar à obesidade felina.
Em média, e de uma forma muito generalista, tendo também em conta que este valor varia em fases diferentes da vida do gato, os gatos ingerem cerca de 50 a 60 gramas de ração por dia, distribuídas em várias refeições.
Apesar de ser mais prático disponibilizar a comida na taça, pode-se introduzir alguma dificuldade ao gato e obrigá-lo, entre aspas, a “trabalhar” para conseguir o alimento.
Como é que isto se consegue? Muitas vezes utilizando brinquedos que possam esconder ou libertar o alimento, promovendo assim o aparecimento ou dando oportunidade ao gato de manifestar o seu comportamento de caça.
Palavras Chave
Hábitos alimentares do gato
Gatos