Project Description
Vacinação
A vacinação é a melhor maneira de proteger o seu animal contra doenças contagiosas e por vezes fatais! A vacinação poderá ter início às 6 semanas de idade pois os anticorpos maternais (defesas transmitidas através do leite materna nas primeiras 24 a 48 horas após o nascimento), que prevalecem nas primeiras semanas de vida do cachorro, começam a diminuir. Por esta razão, o animal precisa de desenvolver a sua própria imunidade de uma forma mais duradoura. A vacina estimula a produção de anticorpos específicos, que vão servir de “memória” no sistema imunitário para poder desenvolver uma resposta defensiva mais rápida num próximo contacto.
Questões Frequentes
Tal como nas pessoas, as vacinas podem provocar um ligeiro aumento de temperatura e os tutores notam que estão menos ativos e com menos apetite. Não devem administrar qualquer medicação sem nos questionar primeiro. Este estado é passageiro e dura apenas um ou dois dias.
Também pode surgir um pequeno nódulo no local da aplicação da vacina. Aqui, aplicar um pouco de gelo pode aliviar.
Os gatos devem iniciar o programa vacinal pelas 8 semanas.
A resposta é não.
De acordo com indicações dos laboratórios, as vacinas podem provocar alterações no desenvolvimento dos bebes, pelo que estão contraindicadas.
Por outro lado, o pós-parto e período, de amamentação é um período sensível e muito exigente para a cadela e gata, podendo mesmo surgir algumas complicações.
O ideal é aguardar que a fêmea retorne à sua boa condição física para ser vacinada.
Os sinais, que têm um inicio súbito e muito pouco tempo após a administração da vacina, são:
- Edema (inchaço)
- Erupção cutânea
- Mau estar geral
- Prurido (comichão)
- Vómito
- Diarreia
- Colapso