Como proteger e agir os animais durante um incêndio?

Que medidas devo tomar caso esteja perante uma situação de incêndio?

Na rádio Vagos FM com a Veterinária Dra. Ana Neves

Fonte: Vagos FM

Transcrição do áudio de Dra. Ana Neves

Olá boa tarde. O meu nome é Ana Neves, sou médica veterinária na ClínicZoo – clínica veterinária de vagos. Bem-vindos a mais uma rubrica minutos Vet.

Vou falar-vos sobre como proteger os nossos animais em caso de incêndio. Os principais problemas que surgem com a proximidade do incêndio em relação aos nossos animais de companhia e às pessoas também estão relacionados com a inalação de fumo. O golpe de calor é causado pelo aumento da temperatura e também pode resultar em queimaduras. Para tentar minimizar estes problemas, devemos manter os animais num espaço fechado, com janelas e portas fechadas. Devemos dar-lhes água à temperatura ambiente, evitando choques térmicos, assim como não utilizar água muito fria. Também podem colocar uma toalha molhada sobre o corpo do animal, e se ele aceitar, sobre a cabeça, pois isso ajuda a filtrar um pouco do fumo. O acesso à água deve ser facilitado, especialmente em casos de queimaduras, e é importante ter à disposição produtos específicos. Atenção também às almofadinhas plantares dos cães e dos gatos; devem ser lavadas apenas com soro fisiológico. Em caso de queimaduras, é sempre aconselhável procurar a ajuda de um veterinário. Evitem passar compressas para limpar as feridas nas fases iniciais; devem lavar apenas com soro fisiológico, sempre que possível. Outra medida muito importante é possuir caixas transportadoras para os animais de companhia; o número de caixas existente em casa deve ser igual ao número de animais, de forma a poder colocar o seu animal de companhia caso seja necessário evacuar o local. Esta deve ser uma medida adoptada numa situação crítica, sempre que for possível retirar os animais do local onde se encontram.

No caso dos animais de pecuária, o transporte pode ser dificultado, quer pelo porte dos animais, quer pela quantidade deles. Em caso de risco de incêndio na exploração ou no local onde os animais estão, o ideal é não os deixar presos; é preferível abrir portas e deixá-los fugir.

Para terminar, respeitem as indicações dadas pelas entidades envolvidas no controlo de incêndios, como os bombeiros, a proteção civil e as forças policiais. Aproveito para deixar uma sentida homenagem àqueles que dão a vida para salvar a nossa vida e os nossos bens.

Obrigada e até a próxima.

Palavras Chave

  • Proteger

  • Incêndios

  • Agir

Artigos Recentes

Os nossos serviços

Cuidamos verdadeiramente
do seu animal

Contacte-nos