O rosnar significa que o cão está desconfortável ou em stress com alguma coisa.

Na rádio Vagos FM com a Veterinária Dra. Ana Neves

Fonte: Vagos FM

Rúbrica com a Dra. Ana Neves

Olá a todos!

O meu nome é Ana Neves, médica veterinária na ClinicZoo – Clínica Veterinária de Vagos, e dou-vos as boas-vindas a mais uma rúbrica dos “Minutos Vet”.

O rosnar é importante. O rosnar antecede a mordedura e permite-nos, no fundo, a oportunidade de nos protegermos de uma mordedura. O rosnar significa que o cão está desconfortável ou em stress com alguma coisa e estes sinais e o próprio ataque que faz têm como propósito afastar o foco de stress, afastar dele algo que o deixa desconfortável e em stress.

Castigar o cão que rosna, no futuro, vai fazer com que o cão deixe de rosnar, portanto, deixe de dar este sinal que antecede a mordedura e passe a morder diretamente, sempre que se confrontar com uma situação complicada na perspectiva do cão. É importante perceber o que deixa o cão desconfortável e por que razão ele fica desconfortável e, numa primeira medida, evitar sempre que essa situação se repita. Porquê? Porque cada vez que o cão rosna ou morde, ele faz uma aprendizagem. A tendência é para, de facto, nos afastarmos, não é? Portanto, ele alcança esse seu objetivo e percebe que aquele comportamento funciona para o fim que pretende. Por exemplo, sempre que um cão faz proteção à comida, ou seja, quando está a comer, não permite que ninguém se aproxime. Rosna e tenta morder quem se aproxima.

O que devemos fazer numa situação destas? Deixar o cão comer sozinho, não provocar a situação, não lhe dar esta oportunidade para fazer a aprendizagem. Mas, por outro lado, deve-se tentar diminuir este comportamento no animal, fazer com que ele perceba que não há problema em que uma pessoa se aproxime da comida porque a comida não vai desaparecer dali. Isto deve ser feito mediante avaliação por um médico veterinário comportamentalista e deve ser encaminhado da forma mais adequada possível e é possível reverter estes comportamentos.

Assim, o rosnar é bom se o interpretarmos como forma de aviso prévio à mordedura, evitando a mordedura. Se o cão não rosna e morde, dando poucos sinais de aviso, o prognóstico de tratamento é pior.

Obrigada e até à próxima!

Palavras Chave

  • Comportamento

  • Cuidado

  • Rosnar

Artigos Recentes

Os nossos serviços

Visite a nossa petshop

Cuidamos verdadeiramente
do seu animal

Contacte-nos