Sabe distinguir se o seu cão ou gato está a fazer marcação territorial ou se está a urinar?

Na rádio Vagos FM com a Veterinária Dra. Ana Neves

Fonte: Vagos FM

Rúbrica com a Dra. Ana Neves

Olá a todos!

O meu nome é Ana Neves, médica veterinária na ClinicZoo – Clínica Veterinária de Vagos, e dou-vos as boas-vindas a mais uma rúbrica dos “Minutos Vet”.

Esta semana vou falar um pouco sobre a diferença entre a marcação de território e a micção normal nos machos. Sabe distinguir se o seu cão ou gato está a fazer marcação territorial ou, de facto, está a urinar de forma espontânea? 

Geralmente, há algumas diferenças; muitas vezes é difícil perceber este comportamento. As diferenças principais estão na quantidade de urina, na postura que o animal assume quando urina e nos locais onde coloca a urina. Ou seja, na marcação de território, geralmente os machos libertam pouca quantidade de urina, normalmente sempre em superfícies verticais, como paredes, e esta urina pode ter um odor um pouco mais intenso que o normal. Este comportamento surge de forma mais evidente quando o animal atinge a maturidade sexual, ou seja, nos gatos, por volta dos seis meses de idade; nos cães, pode aparecer dos seis meses até ao ano de idade, dependendo do porte do cão – quanto maior o porte, mais tarde este comportamento irá aparecer. 

E as fêmeas? Será que podem apresentar comportamento de marcação de território? Podem. Não é tão comum como nos gatos e nos machos, mas as fêmeas, durante o período de cio ou nos períodos que antecedem o cio, podem exibir também comportamentos de marcação de território. Isto não é um problema, é uma manifestação normal. 

Controlar este problema, que sendo uma expressão de comportamento normal do animal incomoda muitas vezes os donos – principalmente quando o fazem no interior da habitação – só se consegue com a castração, seja a castração química, seja a castração cirúrgica, que tem um caráter mais definitivo. A castração, só por si, pode não resolver na totalidade este problema, mas regra geral o comportamento desaparece, não de forma imediata, mas ao fim de algumas semanas o comportamento desaparece ou diminui de forma muito significativa. 

Obrigada por nos ouvir e até à próxima!

Palavras Chave

  • Marcação de Território

  • Gatos

  • Cães

Artigos Recentes

Os nossos serviços

Visite a nossa petshop

Cuidamos verdadeiramente
do seu animal

Contacte-nos