Na rádio Vagos FM com a Veterinária Dra. Ana Neves

 

Fonte: Vagos FM

Rúbrica com a Dra. Ana Neves

Vou falar sobre o porquê de os gatos se esfregarem em superfícies, nas paredes, nas esquinas das paredes, nos móveis, e até no próprio pavimento.

Este comportamento muitas vezes incomoda os tutores dos gatos, principalmente quando as paredes são brancas, porque fica uma marca castanha acinzentada na zona onde o gato esfrega o seu corpo. E quanto mais se limpa, mais o gato esfrega.

Ora bem, os gatos assumem este comportamento como forma de marcação de território, porque com este toque, com este contacto com as superfícies, eles libertam as suas feromonas de marcação.

Isto faz com que o gato reconheça que está no seu próprio espaço, marca o seu território, o que, como espécie, transmite informação a potenciais invasores do seu território, no caso dos que vivem na natureza, impedindo assim a entrada e definindo os seus limites.

Este comportamento não é uma forma do gato aborrecer, não tem o propósito de o gato incomodar os seus tutores.

Por ser um comportamento natural da espécie, é um comportamento que, eu diria, é impossível distinguir esse propósito. Não existindo esse objetivo, pois este seria prejudicial para o gato.

O que nós conseguimos fazer com comportamentos específicos e naturais do animal é direcioná-los para as superfícies que nós queremos.

Ou, neste caso, proteger essas superfícies com estruturas onde o gato se possa encostar e esfregar, mantendo dessa forma as superfícies protegidas.

Palavras Chave

  • Gatos

  • Roçam
  • Parede

Artigos Recentes

Os nossos serviços

Visite a nossa petshop

Cuidamos verdadeiramente
do seu animal

Contacte-nos