Na rádio Vagos FM com a Veterinária Dra. Ana Neves
Fonte: Vagos FM
Rúbrica com a Dra. Ana Neves
Vou falar-vos sobre os cães. Os cães, o melhor amigo do homem, os melhores amigos do homem. Por que razão é habitual utilizarmos esta expressão?
Atualmente, o cão é o animal mais domesticado na Terra, no planeta Terra, é o animal que está, de facto, mais próximo do homem.
A domesticação do cão foi um processo que aconteceu, embora não se saiba precisar a data, entre 15 mil a 35 mil anos atrás. Portanto, este processo tem milhares de anos de história na aproximação do cão ao homem.
Esta aproximação acontece inicialmente porque há vantagens para ambas as espécies. Há vantagens para o cão, que consegue, com a proximidade do homem, um melhor acesso ao alimento, proteção contra os seus predadores, assegurar melhor a sua reprodução e assim a manutenção da espécie.
Por seu lado, o homem consegue, através do cão, proteção contra alguns animais. O cão é caçador e coletor de caça, pelo que o homem podia utilizar o cão nas atividades de caça e de recolha de caça.
O cão também pastoreia, portanto, sempre que surgiram outros animais domesticados, o cão era utilizado para pastoreio. Além disso, era uma fonte de calor para o homem. Por isso, havia inúmeras vantagens nesta relação.
Com o passar dos anos e com esta aproximação crescente, atualmente existe uma grande vantagem para ambos, que é o vínculo afetivo que existe, a companhia que o cão proporciona e a companhia que o homem também proporciona ao cão.
Portanto, atualmente temos um vínculo afetivo muito importante entre as duas espécies.
Palavras Chave
Cão o melhor amigo do homem!
Cães