A Queda de Pêlo

É um processo fisiológico, natural, isto é, tal como o resto das células do organismo, o pelo também se renova.

Na rádio Vagos FM com a Veterinária Dra. Ana Neves

Fonte: Vagos FM

Transcrição do áudio de Dra. Ana Neves

A queda do pelo é um processo fisiológico, natural, isto é, tal como o resto das células do organismo, o pelo também se renova. O pelo velho vai caindo e sendo substituído por pelo mais novo, à semelhança do que nos acontece a nós, humanos. A queda do pelo tende a ser mais acentuada nas mudanças de estação, do tempo frio para o tempo quente, sendo que o pelo do tempo quente é mais denso e diferente do pelo que os cães e os gatos apresentam na altura do calor. O que pode fazer, no fundo, para minimizar o problema? É que não se consegue anular este problema.

Para minimizar a situação, pode começar por ter o cuidado de fornecer uma alimentação de muito boa qualidade, de maneira a que a pele do animal receba os nutrientes necessários para uma boa saúde e, por outro lado, que estes nutrientes provenham de boas fontes de matéria-prima. Adicionalmente, pode também, nas alturas mais críticas, nomeadamente nas mudanças de estação, suplementar a alimentação; normalmente, os produtos disponíveis no mercado contêm ácidos gordos ou ácidos gordos e zinco, e deve fazê-lo durante um ou dois meses, nunca menos do que este período de tempo, para conseguir um bom resultado. Uma boa higiene da pele e do pelo também é extremamente importante.

Escovar com frequência é essencial; isto vai depender um pouco do tipo de pelo de cada animal. No caso dos cães, deve dar banho com xampus adequados e com a frequência apropriada. Não se esqueça que, se o seu animal apresentar qualquer tipo de lesão na pele, como falhas no pelo, borbulhas, eritemas ou crostas, e se tiver comichão, deverá consultar um médico veterinário.

Obrigada e até a próxima.

Palavras Chave

  • Gatos e Cão
  • Pêlo
  • Cuidados

Artigos Recentes

Os nossos serviços

Cuidamos verdadeiramente
do seu animal

Contacte-nos