Está a pensar em adotar um animal de companhia?
Sempre que pensamos em fazer a adoção de um animal de companhia, devemos ter em conta alguns fatores antes de tomar a decisão!
Na rádio Vagos FM com a Veterinária Dra. Ana Neves
Fonte: Vagos FM
Transcrição do áudio de Dra. Ana Neves
Olá boa tarde. O meu nome é Ana Neves, sou médica veterinária na ClínicZoo – clínica veterinária de vagos. Bem-vindos a mais uma rubrica minutos Vet.
Hoje vou falar sobre a consulta de aconselhamento. Se está a pensar em adotar um animal de estimação, saiba quais são os fatores a considerar nesta decisão. Primeiro, pense na sua família: como é constituído o agregado familiar, quem são os seus membros, que idade têm, qual o temperamento e qual o estilo de vida. Se o estilo de vida é mais sedentário ou ativo, isso influenciará a escolha do animal de companhia. Por exemplo, escolher um cão de grande porte e muito ativo para uma família idosa, ou com dificuldades de locomoção, pode não ser a melhor opção. Por outro lado, conhece as necessidades do seu futuro animal? Além das básicas, como alimentação, água, abrigos e cuidados médicos (preventivos ou curativos), há ainda o exercício físico, entre outros.
Existem outras necessidades igualmente importantes, como as emocionais e sociais, sejam intraspécie ou extraespécie (especialmente em cães e gatos). As necessidades de treino e cognitivas também são cruciais. Satisfazer estas necessidades melhora o vínculo entre o animal e a família que o acolheu. Relativamente à proveniência do animal, há várias questões a considerar. Os animais podem vir de centros de recolha, associações ou criadores. Se está a pensar numa raça específica de cão ou gato, sabe escolher um bom criador? Há muitos fatores a ter em conta, e é importante tentar compreender como foi a vida do animal até chegar a si.
E finalmente, o que deve ter preparado para receber o novo animal em sua casa? Estas e outras questões são muito importantes e devem ser ponderadas antes da adoção. Muitas delas podem ser esclarecidas por um médico veterinário, existindo até consultas específicas de apoio para este efeito. Não se esqueça de que a adoção impulsiva ou emocional pode trazer problemas.
A adoção deve ser um ato bem pensado.
Obrigada e até a próxima.
Palavras Chave
Adoção
Responsalilidade
Ponderação