Como evitar que os gatos arranhem as cadeiras e sofás?

Quem é tutor de gatos já se deparou com as suas arranhadelas nos sofás e cadeiras! O que fazer?

Na rádio Vagos FM com a Veterinária Dra. Ana Neves

Fonte: Vagos FM

Rúbrica com a Dra. Ana Neves

Olá a todos!

O meu nome é Ana Neves e sou médica veterinária na ClinicZoo – Clínica Veterinária de Vagos. Sejam bem-vindos a mais uma rubrica “Minutos Vet”.

Esta semana, vou ensinar dicas para o seu gato não arranhar os sofás, cadeiras, etc. Os gatos arranham não só para afiar as unhas, as garras que precisam para caçar e para trepar, mas também para fazer marcação de território, quer através das feromonas que produzem no espaço interdigital, quer através da marcação visual, porque eles conseguem ver o espaço que arranharam e normalmente marcam território desta forma nos locais onde descansam, dormem e brincam. Raramente o fazem perto das zonas onde urinam e comem e bebem.

Desta forma, é importante proporcionar locais para eles arranharem. Eles gostam de arranhar em substratos diferentes, como corda ou sisal, e outros gatos gostam de arranhar cartão, por exemplo. Devem experimentar os dois tipos de substrato para eles arranharem. E, por outro lado, o número de arranhadores disponíveis deve ser suficiente para eles não terem de recorrer a outras superfícies.

Se, entretanto, o seu gato aprendeu a arranhar o sofá, pode prevenir da seguinte forma: depois de providenciar locais adequados para ele arranhar, coloque fita cola dupla na superfície onde ele arranha ou folha de papel de alumínio. Eles não gostam da sensação ao toque e, portanto, não vão recorrer a esse local para arranhar. Outro truque é colocar feromonas nesses locais, evitando assim que ele chegue a esses locais.

Obrigada! Por esta semana é tudo e até à próxima.

Palavras Chave

  • Arranhar

  • Prevenção

  • Sofás e cadeiras

Artigos Recentes

Os nossos serviços

Visite a nossa petshop

Cuidamos verdadeiramente
do seu animal

Contacte-nos