Dia mundial do animal

Porque vale sempre a pena relembrar este dia, especialmente dedicado aos animais!

Na rádio Vagos FM com a Veterinária Dra. Ana Neves

Fonte: Vagos FM

Transcrição do áudio de Dra. Ana Neves

Olá boa tarde. O meu nome é Ana Neves, sou médica veterinária na ClínicZoo – clínica veterinária de vagos. Bem-vindos a mais uma rubrica minutos Vet.

No dia 4 de outubro, celebra-se o Dia do Animal. Por esse motivo, dedico esta rúbrica a fazer uma homenagem aos animais. Aos animais que se domesticaram, que se aproximaram do homem há milhares de anos, desconhecendo-se exatamente como isso aconteceu, mas sabendo que essa relação trouxe vantagens para ambas as partes: para o homem, que obteve ajuda em várias tarefas, e para os próprios animais, que conseguiram mais proteção contra predadores e acesso facilitado a alimentos.

Homenageio assim os animais de companhia, que, hoje em dia, estabelecem uma ligação com o ser humano que vai muito além de uma simples relação de interesse mútuo, criando um vínculo afetivo e tornando-se parte das nossas famílias. Homenageio também os animais de produção, que se domesticaram e se sujeitam ao sacrifício para garantir a nossa alimentação.

Homenageio os animais que vivem em parques zoológicos, animais selvagens que foram colocados nesses espaços, inicialmente, para entretenimento humano. Atualmente, os zoológicos têm um papel muito mais importante, promovendo a educação, a sensibilização da população e o conhecimento e preservação de muitas espécies, evitando, em alguns casos, a sua extinção.

Homenageio ainda os animais utilizados em investigação. Graças a eles, foram feitos grandes avanços em diversas áreas científicas, como a medicina, tanto veterinária como humana, a farmacologia, a química, entre outras. Devido a esses avanços, temos hoje acesso aos cuidados de saúde que usufruímos. As regras para a utilização de animais em investigação são atualmente muito rigorosas a nível mundial, centradas na garantia do bem-estar dos animais, reduzindo ao máximo a sua utilização.

Existem, inclusive, várias técnicas de substituição que ajudam a poupar os animais mais sencientes e sensíveis, como os primatas e os polvos. E, finalmente, homenageio os animais que vivem livres na natureza, promovendo o equilíbrio dos ecossistemas, que nós, seres humanos, tantas vezes insistimos em destruir.

Feliz Dia do Animal!

Obrigada e até a próxima.

Palavras Chave

  • Animais

  • 4 de Outubro

  • Homenagem

Artigos Recentes

Os nossos serviços

Cuidamos verdadeiramente
do seu animal

Contacte-nos