Febre nos cães e nos gatos.
Será que o seu cão ou gato tem febre? Como posso ter a certeza?
Na rádio Vagos FM com a Veterinária Dra. Ana Neves
Fonte: Vagos FM
Transcrição do áudio de Dra. Ana Neves
Olá a todos. O meu nome é Ana Neves, sou médica veterinária na ClinicZoo – Clínica Veterinária de Vagos. Bem vindos, a mais uma rubrica minutos vet. Esta semana vou falar sobre febre nos cães e nos gatos.
Será que o seu cão ou gato tem febre? Como pode verificar? Muitas vezes, as pessoas associam o facto de o cão ou gato apresentar o nariz seco e quente a existência de febre. A temperatura normal dos cães e dos gatos é superior à do Homem, eles têm um metabolismo diferente, têm o corpo coberto de pelos, o que faz com que a temperatura normal deles vá dos 37° e meio até cerca dos 39. Nos animais mais jovens, que têm um metabolismo mais acelerado, a temperatura normal pode chegar aos 39° e meio e em situações de stress, como por exemplo nas idas ao veterinário, a temperatura também pode subir ligeiramente e não significa que haja um problema médico com um animal.
Por outro lado, também existem variações individuais, ou seja, um determinado animal tem uma temperatura normal, por exemplo, 39.1, mas faz a vida normal dele, não tem mais sintomatologia nenhuma e 39.1, 39.2, 39 e é a temperatura normal deste animal. Assim, a forma mais correta de medir a temperatura do seu cão ou do seu gato é por via Intra rectal e pode ser utilizado um termómetro digital dos nossos a por via Intra retal ligeiramente inclinado.
Este procedimento se o animal não tiver um bom temperamento, pode não ser muito fácil de realizar em casa. Se o termómetro marcar uma temperatura superior a 39, 39 e meio, aí sim, pode considerar que se o animal tem febre. O facto de o focinho estar seco está muitas vezes relacionado com outros fatores, nomeadamente com alguma desidratação que possa existir no animal ou até mesmo com fatores externos ao ambiente, ao animal, como a temperatura ambiente ou a humidade no espaço em que ele se encontra.
Quando apresentam febre, os cães e os gatos apresentam também outros sintomas associados. Como estão mais frustrados não comem ou comem menos os olhos podem estar mais congestionados, portanto, há um conjunto de alterações que normalmente preocupam os donos e os levam a procurar ajuda. Há muitas causas para a temperatura aumentada, para a febre e geralmente são infeciosas ou inflamatórias e justificam a procura de ajuda clínica.
Por esta semana é tudo! Obrigada e até para a semana.
Palavras Chave
Febre
Temperatura normal
Sintomas