Importância do Raio-X

O Raio-X é uma ferramenta muito importante que, em determinadas situações, ajuda a fazer um diagnóstico mais preciso.

Na rádio Vagos FM com a Veterinária Dra. Ana Neves

Fonte: Vagos FM

Transcrição do áudio de Dra. Ana Neves

Olá a todos. O meu nome é Ana Neves, sou médica veterinária na ClínicZoo – Clínica Veterinária de Vagos. Bem vindos, a mais uma rubrica minutos Vet. Esta semana vou falar-vos sobre a importância do Raio-X em medicina veterinária.

O Tema desta semana surge na sequência da mais recente alteração à lei e transmissão da tutela da Direção-Geral da Saúde para a Agência Portuguesa do Ambiente, que obrigou à implementação de mais medidas de proteção e prevenção radiológica e, consequentemente, mais encargos para a utilização deste meio de diagnóstico complementar.

Atualmente, para além dos equipamentos de proteção individual da segurança, da sala de radiografia, do controlo da radiação dos funcionários expostos e do controlo dos equipamentos e as licenças, que antigamente eram na BGS atualmente são na APA, também é obrigatória a realização de formação, vários níveis de formação e a subcontratação de mais empresas, de maneira a conseguir cumprir as exigências da APA, no entanto, a radiografia é uma ferramenta de diagnóstico fundamental. A prática clínica, para além da radiografia óssea, que permite diagnosticar fraturas e a partir daí delinear toda uma abordagem cirúrgica caso seja necessário, também permite fazer diagnósticos de luxação, displasia óssea como a displasia da bacia. Também temos a radiografia abdominal que permite detetar corpos estranhos questões de estômago, massas, etc. A radiografia torácica é importante para avaliar o pulmão, coração e outros órgãos de outros tecidos moles e envolvente, portanto no tórax e, finalmente a radiografia da cabeça e da boca, sendo que a da boca torna-se também muito importante, por exemplo, no momento de realizar uma descaraterização no animal que apresente doença periodontal é importante não só na medicina de urgência, como também na restante prática clínica e também na medicina preventiva.

Desta forma, os centros de atendimento veterinários que possuem este tipo de meio diagnóstico estão a adaptar-se no fundo, à nova lei, de forma a cumpri-la e a conseguir continuar a prestar este serviço tão importante.

Por esta semana é tudo! Obrigada até para a semana.

Palavras Chave

  • Raio-X

  • Diagnóstico

  • Prevenção

Artigos Recentes

Os nossos serviços

Visite a nossa petshop

Cuidamos verdadeiramente
do seu animal

Contacte-nos