Intoxicação por chocolate.

A ingestão de chocolate pode ser tóxica para animais, especialmente cães, e pode levar a sintomas como vômitos, diarreia, tremores musculares, convulsões e até mesmo a morte.

Na rádio Vagos FM com a Veterinária Dra. Ana Neves

Fonte: Vagos FM

Transcrição do áudio de Dra. Ana Neves

Olá a todos. O meu nome é Ana Neves, sou médica veterinária na ClinicZoo – Clínica Veterinária de Vagos. Bem-vindos a mais uma rubrica minutos vet. O seu cão comeu chocolate? E agora? O que fazer?

Bom, o chocolate é de facto muito tóxico para os cães. Têm na sua composição uma substância que é a teobromina, que é da família da cafeína, que está presente no café e que é a mais conhecida de todos nós, enquanto que para o homem estas substâncias não são tóxicas e podemos comer chocolate e beber café, o mesmo não acontece nem para o cão nem para o gato. A maioria das intoxicações por chocolate acontece nos cães porque estes consideram o chocolate mais palatável que o gato. Assim, o que é que acontece? A teobromina vai atuar no funcionamento das células de forma muito profunda e as consequências para organismo são desde mais leves a mais graves, sendo que numa fase mais inicial vai provocar vómitos, diarreia, um aumento da diurese, hiperexcitabilidade e, em situações mais graves, começa por provocar tremores ou espasmos musculares, febre, apatia, aumento da frequência cardíaca até arritmia cardíaca, convulsões, coma e mesmo a morte do a animal.

A gravidade dos sintomas vai variar principalmente com 2 fatores, com o tamanho do animal, quanto mais pequeno pior ou quanto maior melhor não é? neste sentido, e também com a pureza do chocolate sendo que o chocolate de culinária e o chocolate negro normalmente têm maiores concentrações em teobromina e como tal são mais tóxicos. Assim, e face à gravidade da situação, a intoxicação por chocolate é uma urgência médica e deve procurar ajuda veterinária de imediato. Mesmo que tenha acabado de ver o seu cão ingerir chocolate ou que suspeite, o ideal é consultar um médico veterinário que poderá e deverá, dependendo da situação, induzir o vómito ou fazer uma lavagem gástrica e se houver sintomatologia associada, portanto, se o animal já estiver a manifestar sintomas, terá que fazer tratamento sintomático de suporte para manter a situação mais controlada possível.

Por esta semana. É tudo obrigada até para a semana.

Palavras Chave

  • Chocolate

  • Intoxicação

  • Sintomas Graves

Artigos Recentes

Os nossos serviços

Visite a nossa petshop

Cuidamos verdadeiramente
do seu animal

Contacte-nos