Será boa ideia fazer passeios com os gatos?
Os gatos podem ser passeados se estiverem habituados a fazê-lo e não mostrarem sinais de stress durante o passeio!
Na rádio Vagos FM com a Veterinária Dra. Ana Neves
Fonte: Vagos FM
Transcrição do áudio de Dra. Ana Neves
Olá boa tarde. O meu nome é Ana Neves, sou médica veterinária na ClínicZoo – clínica veterinária de vagos. Bem-vindos a mais uma rubrica minutos Vet.
Será que os gatos podem ou devem ser passeados? Os gatos podem ser passeados se estiverem habituados a fazê-lo e não mostrarem sinais de stress durante o passeio. Ou seja, os gatos são seres territorialistas. Definem e marcam o seu território, que é o seu local de conforto e segurança. Este território pode ser a casa onde vivem, num apartamento.
No caso dos gatos de colónia, tirá-los dessa zona ou levá-los para um espaço exterior implica colocá-los numa zona de desconforto desconhecido, onde há sons, cheiros, outras pessoas e outros animais que podem ser verdadeiramente assustadores. De facto, neste caso, o gato vai dar uma resposta de stress para tentar fugir. Pode ficar como que congelado ou pode mesmo atacar quem está por perto, incluindo o seu dono, podendo ficar desorientado. No entanto, eu já vi pessoas a passear os seus gatos a trela peitoral na rua, na via pública, sem que eles mostrem sinais de desconforto e stress. Portanto, nestes casos, o mais provável é que estes gatos estejam habituados a fazê-lo desde tenra idade. Assim, o gato não precisa de passeios. Pode fazê-lo desde que esteja habituado e confortável para tal.
É mais importante para os gatos mantê-los seguros e confortáveis no seu território. Há outras formas de estimular o gato e tornar o seu dia mais agradável, como brincar mais com ele e variar os brinquedos, etc.
Obrigada e até a próxima.
Palavras Chave
Gatos
Passear
Stress