Quais os cuidados a ter para proteger os animais do sol?
Animais de companhia podem sofrer queimaduras solares e desenvolver tumores de pele.
Na rádio Vagos FM com a Veterinária Dra. Ana Neves
Fonte: Vagos FM
Rúbrica com a Dra. Ana Neves
Olá a todos!
O meu nome é Ana Neves, médica veterinária na ClinicZoo – Clínica Veterinária de Vagos, e dou-vos as boas-vindas a mais uma rúbrica dos “Minutos Vet”.
Sabia que os animais de companhia, como cães e gatos, podem sofrer queimaduras solares e, posteriormente, desenvolver tumores de pele, tal como acontece com os seres humanos? Animais de pele clara, ou seja, que têm pouca melanina (um pigmento cutâneo), e de pelo branco estão mais expostos à radiação solar, que pode ser nociva.
Gatos de pelo branco e de pele clara frequentemente desenvolvem tumores nas pontas das orelhas e do nariz. No caso dos cães, é mais comum na zona abdominal, que tem menos pelo, mas pode aparecer em qualquer parte do corpo. Estas queimaduras solares podem resultar em um tipo de tumor chamado carcinoma de células escamosas, que é muito invasivo no local onde aparece. Geralmente, o tratamento envolve a remoção destas lesões, mas no caso do nariz ou das orelhas dos gatos, é extremamente difícil fazer esta cirurgia com margens de segurança. Por isso, o melhor é prevenir.
A prevenção pode ser feita aplicando protetor solar, que é fundamental nestes animais, pois é difícil assegurar que eles não se expõem ao sol nas horas mais críticas. Caso seja possível, esta é outra medida a adotar: criar zonas de sombra para que o animal possa utilizá-las nas horas de maior exposição solar. Assegure-se de prestar atenção aos gatos que gostam de dormir à janela e aos cães que gostam de dormir de barriga para cima.
Por esta semana, é tudo. Obrigada. Até à próxima.
Palavras Chave
Cuidados
Proteção Solar
Animais de Pelo Claro