Como escolher uma casa de banho para os nossos gatos.

Para uma boa higiene devemos ter alguns cuidados na escolha das caixas de areia dos gatos.

Na rádio Vagos FM com a Veterinária Dra. Ana Neves

Fonte: Vagos FM

Transcrição do áudio de Dra. Ana Neves

Olá boa tarde a todos. O meu nome é Ana Neves, sou médica veterinária na ClínicZoo – Clínica Veterinária de Vagos. Bem-vindos a mais uma rúbrica Minutos Vet. Esta semana vou falar-vos sobre as casas de banho dos gatos, como providenciar uma boa casa de banho para o seu gato.

Há vários fatores a ter em conta, desde o tipo de substrato, o tamanho da caixa de areia, a quantidade de areia, se deve ser coberta ou não, a localização da liteira e a higiene da liteira.

Em relação ao tipo de substrato temos que ter em atenção que as almofadinhas plantares dos gatos são sensíveis, portanto areias que sejam mais finas e mais suaves e menos agressivas, com menos arestas com o grão mais fino, normalmente são as ideais para utilizar da nas liteiras. Há vários tipos disponíveis no mercado, desde a areia normal, a aglomerante a sílica. Parece-me que a sílica não será o substrato preferido dos gatos. A sílica absorvente são os uns cristais redondos de 100 arestas efetivamente mas relativamente grandes, depende do tipo de sílica que absorvem a urina, como é não é areia e não, não é fácil de escavar, que eles gostam de escavar, não sei se será o substrato, provavelmente não será o substrato preferido. Em relação á areia aglomerante tem a vantagem, existem areias aglomerantes muito finas e elas têm a vantagem depois de proporcionar uma boa higiene. Isto será uma vantagem também para o dono pois são mais fáceis de limpar.

Em relação ao tamanho da caixa de areia, o tamanho há uma regra que diz que o tamanho da caixa de areia é igual ao tamanho do gato desde a ponta do nariz até a base da cauda mais meio gato, ou seja, um gato com 50 cm em média, em média do tamanho razoável para um gato que meça 50 cm, a caixa de areia deve ter 75 cm de comprimento e de largura, pelo menos pode ser maior à vontade, mas no mínimo deve ter este tamanho. A quantidade de areia a utilizar deve ser suficiente para o gato conseguir escavar sem chegar ao fundo da liteira. Eles não escavam muito, escavam um bocadinho para fazer a zona, para preparar a zona onde vão urinar ou defecar e depois tapam. Isto traduz-se mais ou menos em pelo menos 5 cm de altura de areia. A caixa deve ser coberta ou não. Antigamente nós achávamos que não, que ser coberta era um factor de stress, acumulava o pó das areias, os cheiros, etc e não deixa de ser verdade. No entanto, há gatos que gostam de se sentir escondidos quando estão a urinar e a defecar, gostam de privacidade por assim dizer.

Uma alternativa, poderá ser pôr uma barreira física, um cartão, por exemplo, uma placa qualquer coisa, mas há gatos que estão habituados a fazer em caixas de areia fechadas e não há nada contra esse factor.

A localização da caixa de areia deve estar suficientemente afastada da zona de comer e da zona de dormir. Não devem ter os recursos dos gatos todos juntos na mesma zona, tudo seguidinho. A caixa deve estar afastada destas zonas. Em relação ao número de caixas, existindo mais do que um gato em casa, as caixas devem ser o número de gatos mais um mas com localizações diferentes. Também não colocar as caixas de areia todas a encostadas umas às outras, no mesmo, no mesmo local. Finalmente, em relação à higiene da liteira ela deve ser limpa muito frequentemente mais do que uma vez por dia. Se for esse o caso, a areia deve estar o mais limpa possível para o gato a utilizar. Quem não consegue fazer, assegurar uma manutenção diária ou bidiária das liteiras pode optar por ter à disposição do gato mais do que uma caixa disponível. O tipo de detergente não deve libertar odores, tal como o tipo de areia deve ser inodora, não deve ter odores artificiais, portanto, a caixa de areia, o detergente que se utiliza não deve libertar odores, não deve deixar um cheiro fresco porque é importante que os gatos tenham a perceção que é o cheiro da urina deles, que está ali, um tipo de detergente que pode utilizar são os das máquinas de lavar a roupa, que são detergentes enzimáticos e não libertam odores e lavar bem com água quente e a ter que utilizar um detergente pode ser esse. As caixas devem ser substituídas a cada 2 anos porque vai degradando, a urina vai degradando o plástico, vai deixando ficar um odor mais intenso com o tempo que o gato consegue cheirar e portanto, a cada 2 anos devem ser substituídas.

Uma boa liteira corresponde a um gato sem stress e sem problemas ou quando urina e quando defeca.

Obrigada. Por esta semana é tudo! Até para a semana.

Palavras Chave

  • Liteira

  • Caixas de Areia

  • Higiene

Artigos Recentes

Os nossos serviços

Visite a nossa petshop

Cuidamos verdadeiramente
do seu animal

Contacte-nos